Sistemas construtivos mais modernos, iniciativas sustentáveis nas construções e ampliação da tecnologia em maquinário e equipamentos foram algumas das novidades que puderam ser conferidas durante a ES Construção Brasil, feira do segmento construtivo realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES).
O evento recebeu 15 mil visitantes de quarta-feira (17) até sexta-feira (19), de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e movimentou milhões em negócios. A primeira edição foi considerada um sucesso, e o próximo encontro já tem data marcada para 2025: 25, 26 e 27 de junho. Já são 30 expositores inscritos, incluindo empresas internacionais.
“Estamos no caminho certo. Precisamos mostrar esse potencial que tem o Espírito Santo e a cadeia produtiva da construção. A ES Construção Brasil nasceu grande, pois tem como pilares a tecnologia, inovação e sustentabilidade. A edição 2025 promete”, afirmou Douglas Vaz, presidente do Sinduscon-ES.
Um dos destaques da ES Construção Brasil 2024 foi a casa conectada, com a concretização de vendas do modelo, que utiliza o conceito da arquitetura modular. Wanderson Simonassi Araújo, sócio-proprietário da empresa responsável pela inovação, contou que a feira trouxe boas experiências.
“Achei o evento excelente, com uma movimentação fantástica. Fiquei impressionado, inclusive, com a estrutura. Frequentamos algumas feiras de São Paulo e em outros estados e essa ficou muito superior pela qualidade técnica, pelo material e pela infraestrutura colocada. Então, com certeza, ano que vem estaremos aqui, porque foi fantástico”, elogiou.
Já pensando na próxima participação, em um estande maior, o CEO da Lotus Ferramentas, Mário Reis, considerou uma grande oportunidade a realização do evento e um ganho para o Espírito Santo. “Estamos muito contentes com essa participação. Queremos repetir no próximo ano, em um espaço ainda maior, porque eu tenho certeza de que esse estande vai ficar pequeno para o futuro”.
Palestras
Grandes nomes da construção passaram pelos espaços de conteúdo montados no pavilhão. Entre eles, o engenheiro civil e empresário José Carlos Martins Palestra, que abordou sobre a inovação e as tendências da construção civil.
“Se a gente não trabalhar e não adequar o nosso produto ao bolso das famílias, nós vamos perder mercado cada vez mais. Somos um setor estratégico no crescimento nacional e, por isso, temos de crescer para o Brasil também prosperar”, citou. Martins foi presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA), que é a Confederação de Associações de Empreiteiros.
Além de conhecimento técnico, os visitantes também puderam assistir a palestras motivacionais. O maestro e regente João Carlos Martins, por exemplo, usou os percalços de sua vida, como os acidentes que sofreu, para mostrar que é preciso vencer os obstáculos para alcançar grandes sonhos.
“O que eu sinto na minha trajetória é que todo ser humano tem seu lado positivo e seu lado negativo. Minha vida teve vários altos e baixos, mas o importante é você lutar para tentar deixar um legado”, disse o palestrante no primeiro dia de feira.
O músico ainda fez um paralelo entre a sua área com a construção. “O que acontece na música? Primeiro é necessário ter uma partitura de um bom compositor, é preciso analisar a obra e depois vem a interpretação do artista. Esse trabalho é a mistura da arte criativa com a arte da interpretação. E assim também é, em uma comparação simples, a construção civil”.
Antônio Rodrigo Nogueira, conhecido como Minotauro, foi o responsável pelo fechamento das palestras de quinta-feira. O ex-lutador, campeão do UFC, também falou sobre superação e persistência.
“Sempre passei por dificuldades em minha vida e nunca desisti, porque os momentos de glória e as grandes conquistas carregam com eles os momentos mais difíceis também. Digo que, se a meta for baixa, a motivação também será e é isso que não podemos deixar acontecer. Você só conhece a vitória se estiver claro em sua mente para onde você está indo”.