Boa notícia para quem empreende no mercado imobiliário do município da Serra. A prefeitura lançou no dia 09 de fevereiro um sistema digital para aprovação 100% on-line de projetos para execução de obras residenciais e comerciais no município. Por meio dele, a empresa ou profissional cadastra o projeto, envia documentos e emite na hora as taxas necessárias para o licenciamento da obra.
Durante a apresentação, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, disse que retornou à prefeitura para fazer outro modelo de gestão, com foco na inovação, na tecnologia, na desburocratização e na igualdade. “O sistema vai dar mais agilidade e transparência nos processos, além de facilitar a fiscalização. Esse novo modelo de gestão também vai facilitar a transição para outros prefeitos que virão”, pontuou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, reforçou que “a Serra tem potencial para se tornar a maior cidade em arrecadação do Estado, e queremos tornar o processo mais fácil e ágil para atrair mais projetos habitacionais”.
Essa era uma demanda antiga da Câmara Setorial da Construção Civil (Findes), juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Regional da Findes. De acordo com o presidente da Câmara Setorial, João Luis Moura Santos, que também é diretor do Sinduscon-ES, o objetivo é reduzir a burocracia nos processos de aprovação de projetos, licenciamentos e habite-se de obras. “Com essa medida, o processo de aprovação de projetos passa a ser simplificado”.
De acordo com o presidente da Câmara, a intenção é incentivar que outros municípios também façam essa desburocratização. A expectativa é de que Guarapari e Vitória sejam os próximos.
O Sistema Digital foi apresentado no gabinete do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e contou com a presença da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva, do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Paulo Baraona, e do presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Sandro Udson Carlesso, além de outros empresários do município.