Dados do 31º Censo Imobiliário divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) mostram que o mercado imobiliário capixaba teve uma retração no número de unidades em construção. Os números do levantamento são do segundo semestre do ano passado, período de julho a dezembro.
Conforme o Censo, a Grande Vitória registrou em dezembro de 2016 um total de 11.594 unidades em construção, quase 30% a menos que o registrado no primeiro semestre do ano passado. Dessas, 9.753 são residenciais e 1.841 comerciais
Segundo o Censo, Vila Velha continua sendo o município com maior número de imóveis em construção: 6.848 unidades, que corresponde a 59% das unidades totais.
O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, lembrou que este cenário já estava previsto, com um número de imóveis concluídos superior ao número de unidades lançadas.
Vila Velha também é a cidade que recebeu o maior número das 1.459 unidades lançadas no segundo semestre do ano passado. Foram 754 unidades imobiliárias lançadas no município canela verde, em Vitória 350, na Serra 288 e em Cariacica foram 67. Os únicos municípios com lançamento de imóvel comercial foram Vila Velha e Vitória.
Do total de unidades em construção, lideram os apartamentos de dois quartos. Das unidades em construção, 62% das unidades em construção já foram vendidas.
De julho a dezembro de 2016 foram concluídas 5.800 unidades. O maior número de unidades concluídas está no município de Vila Velha: foram 2.762.
O Censo Imobiliário, realizado semestralmente pelo Sinduscon-ES, faz um levantamento dos empreendimentos em construção e à venda com área de construção superior a 800 metros quadrados.