Com o slogan “Superação é nossa maior obra”, o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) será realizado nesta semana, nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, diretores e empresários da construção civil capixaba vão participar do evento.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o evento tem como objetivo mostrar a força da construção civil, bem como propor melhorias ao segmento, que refletirão no futuro do país.
Além disso, o evento tem um ingrediente especial, pois a CBIC comemora 60 anos de atuação no setor da construção do país. Há 25 anos com sede em Brasília, onde fortaleceu o compromisso de representar politicamente o setor da construção. “Passaram-se 60 anos de uma atuação focada na defesa dos interesses do setor e uma forte contribuição para enfrentamento dos desafios do país”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Diante do atual cenário político e econômico, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, defende que não há lugar melhor para a realização do Enic, senão Brasília, centro de todas as decisões. “Queremos superar os impasses e a crise, gerar inovações e procedimentos permanentes para o segmento que mais pode empregar e dar condições econômicas para o país”, afirma. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforça que “o evento vai discutir muito fortemente esse momento difícil da vida nacional e contribuir, apontando soluções”.
SOBRE O ENIC BRASÍLIA 2017
O Sinduscon-DF, como anfitrião desta edição, espera reunir cerca de duas mil pessoas, entre autoridades, empresários, técnicos e agentes financeiros, para trocar experiências e criar novas formas de transpor os desafios do mercado e da economia. A solenidade de abertura do 89° Enic, que será realizada no dia 24/5, no Net Live Brasília, contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, o Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Bruno Araújo, ministro das Cidades; Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Haverá também dois painéis gerais, nas manhãs do dia 25 e 26 de maio, o primeiro tem como tema “O Papel do Legislativo na Recuperação da Economia Brasileira” e participam: senador Romero Jucá (PMDB/RR); senador Antonio Anastasia (PSDB/MG); deputado federal Pauderney Avelino (DEM/AM). A mediação será feita pelo jornalista William Waack (Rede Globo). No terceiro dia (26), o tema do painel geral será “O Brasil do Futuro: as oportunidades em um Novo Ambiente de Negócios”, que participam: o ministro das Cidades Bruno Araújo; o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira; o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) Torquato Jardim. A mediação do painel será feita pelo jornalista Cristiano Romero (Valor Econômico).
Nesta 89° edição, a programação têm 24 painéis e 92 palestrantes confirmados apenas na programação das comissões, que acontecem nas tardes do dia 25 e 26 de maio. Destacamos os principais temas que serão tratados pelas comissões, fóruns e banco de dados:
Na Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) o destaque é para o Programa Municipal de Concessões e PPPs, que será lançado em breve pelo governo, e que será discutido com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do MPOG Hailton Madureira; o vice-presidente de governo da Caixa Roberto Derziê; Márcio Lacerda (FNP); e o advogado da VG&P Advogados Fernando Vernalha. A moderação será feita pelo presidente da Comissão, Carlos Eduardo Lima Jorge. Os painéis da COP/CBIC contam com a correalização do SENAI Nacional.
Na Comissão da Indústria Imobiliária (CII) será discutido a insegurança jurídica no setor imobiliário brasileiro com a ministra do STJ, Nanci Adrighi e o jurista Melhim Chalhub. O painel será coordenado pelo presidente da CII, Flávio Prando, e pelo diretor executivo da CII, Aberlardo Campoy Diaz. O economista chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, apresenta os indicadores imobiliários, lançados recentemente pela CBIC e Senai Nacional, e também novidades sobre fundings para o mercado imobiliário.
Na Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) será apresentado as contribuições do setor para a Reforma Trabalhista. Para o painel Modernização das Leis Trabalhistas – Contribuições da Construção Civil, que acontece no dia 25/05, está prevista a presença do senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES).
Na Comissão de Materiais, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), o destaque vai para a disseminação do Building Information Modelling (BIM) e o debate que será em torno de uma política nacional para a plataforma. Aguardem também o lançamento da publicação “Esquadrias – Desempenho e aplicações, instalação e manutenção”.
Na Comissão de Meio Ambiente (CMA) haverá um debate sobre as diretrizes da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 3.729/2004) com a presença do advogado e especialista sobre o tema, Marcelo Buzaglo Dantas. Será assinado no mesmo dia um acordo de cooperação entre o IFC (International Finance Corporation), órgão ligado ao Banco Mundial, e a CBIC para divulgar a plataforma EDGE para os empresários do setor da construção.
O Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) recebe o professor Leandro Karnal para uma palestra sobre liderança, ética e valores nas organizações e para completar o debate recebe os consultores da NHK Sustentabilidade e Fundação Dom Cabral.
O Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços recebe representantes de contratantes, diretores e presidentes de Sinduscon para tratar sobre o aprimoramento das relações contratuais como fator de redução do custo dos projetos. A mediação será feita pelo vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira.
O Banco de Dados da CBIC, formado pelos economistas Daniel Furletti e Ieda Vasconcelos, vai analisar o desempenho da construção civil e perspectivas de curto prazo. Além disso, será feita uma reunião técnica sobre o processo de revisão da NBR 12721/2006, que normatiza o cálculo do CUB/m².
Para encerrar o encontro em Brasília a organização convidou Os Paralamas do Sucesso. A banda formada em Brasília promete tocar os clássicos que embalaram gerações. O show será no dia 26/05, no Net Live Brasília. No próximo ano o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), será realizado em Florianópolis (SC), seguido de Rio de Janeiro (RJ) e São Luis (MA), em 2019 e 2020, respectivamente.