O vice-presidente do Sinduscon-ES, José Elcio Lorenzon, e os ex-presidentes e empresários José Eduardo Kossatz de Berrêdo e Aristóteles Passos Costa Neto estiveram reunidos com o presidente da Cesan, Pablo Andreão, na última sexta-feira, dia 1º de abril.
Na pauta do encontro, os investimentos previstos pela companhia para a cobertura de abastecimento de água e tratamento de esgoto no interior e na Grande Vitória.
Na ocasião, Pablo Andreão garantiu que todo o esgoto coletado pela Cesan é tratado e que os pontos poluentes existentes se devem às ligações clandestinas, responsáveis pela poluição de praias, rios e redutos urbanos. Disse ainda que esse problema é objeto de um trabalho incessante da Cesan que pretende acabar com essas ligações irregulares até 2030, alegando que os recursos necessários são escassos.
Na parte de investimentos, o presidente da Cesan informou aos representantes do Sinduscon-ES que no momento está em andamento o processo de licitação para elaborar projeto básico para construção de represa no Rio Jucu. O investimento estimado para os estudos é de R$ 480 mil.
A represa vai beneficiar mais de um milhão de habitantes na Região Metropolitana da Grande Vitória. A previsão é que os estudos fiquem prontos em oito meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação. Após a elaboração do projeto básico, será feita licitação para contratar a empresa que irá construir a represa.
Segundo Pablo Andreão, a represa do Sistema Jucu terá múltiplos usos, mas a prioridade é o abastecimento para a população. Hoje, quando chove, o aumento do volume de água no rio não fica armazenado, indo direto para o mar.
Outro investimento diz respeito a uma Parceria Público-Privada (PPP) para universalizar o serviço de esgotamento sanitário no município de Vila Velha. O investimento será na ordem de R$ 650 milhões, em 10 anos, para universalizar o acesso ao tratamento de esgoto no município. Os recursos serão aplicados em ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário. Estão previstas a duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçás, a construção de 422 km de rede e a disponibilização de 40 mil novas ligações.
Segundo dados apresentados durante a reunião, o município de Vitória tem 10% de esgoto não coletado, o que representa cerca de 20 mil ligações. Já a Serra tem 25%, Cariacica tem 35% e Vila Velha concentra o maior percentual de esgoto não coletado: 44%.
O presidente da Cesan demonstrou disposição em participar de um encontro com empresários do setor, na sede do Sinduscon-ES, ocasião em que poderá apresentar informações sobre o trabalho desenvolvido pela companhia.