Sinduscon-ES Informa
|
|
|
| Nº 282 - 30.01.2018 | Seconci-ES divulga tabela com valores dos serviços para associados
O Serviço Social da Construção Civil (Seconci-ES) oferece uma série de serviços e atendimentos focados em saúde e segurança do trabalho. O diferencial do atendimento está principalmente no preço e na qualidade. Os profissionais do Seconci-ES realizam as consultas ocupacionais dentro dos critérios estabelecidos pela legislação, visando a preservação da vida e integridade física do trabalhador. Dentre os serviços ofertados constam: PCMSO (NR 7), PPP, exames médicos ocupacionais, exames complementares como audiometria, espirometria, exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, raio X. No que se refere a segurança do trabalho, o Seconci-ES está estruturado para ajudar as empresas a cumprir suas obrigações trabalhistas, conforme o que estabelece as normas regulamentadoras, realizando os planos PPRA (NR-9) e PCMAT (NR-18), fazendo todos os laudos (ergonômico, insalubridade, LTCAT, etc.), assessoria e implantação da Cipa, realizando medições ambientais (ruído, calor, poeira, vapores orgânicos, fumos metálicos, etc.), sinalização de segurança (NR-26) e oferecendo treinamentos. Clique aqui e confira a tabela de serviços para empresas que são associadas ao Seconci-ES. A entidade também possui convênio com o Sinduscon-ES e Sindifer, garantindo uma tabela com valores diferenciados para as empresas associadas a essas entidades.
| | Agenda Diretoria - exposição ao calor
Acontece hoje a primeira reunião de 2018 da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, na sede da entidade, em Brasília. O diretor de Relações Trabalhistas do Sinduscon-ES, Fernando Campos, está presente. A reunião aborda temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Um dos destaques da pauta é a NR-15 - Atividades e Operações Insalubres - Anexo 3 - Limites de Tolerância para Exposição ao Calor. Empresas do setor da construção têm sofrido autuações em razão das exigências dispostas no Anexo 3 da referida Norma Regulamentadora (NR-15), relativamente aos limites térmicos permitidos para realização de atividades, apesar de a Norma não ter sido criada para controlar fontes de calor natural, mas apenas as de calor artificial. A ideia é discutir, durante a reunião, as análises e contribuições referentes ao tema “Estresse Térmico”, com foco nos documentos: minuta do novo texto da NHO nº 6 da Fundacentro (Metodologia de medição do IBUTG); Proposta de Governo - Criação do Anexo 3 da NR-09 e Proposta de Governo - Revisão do Anexo 3 da NR-15.
| | Construção Civil tem a maior redução de emprego formal em 2017, mostra Caged
O mercado de trabalho formal brasileiro apresentou melhora em 2017, mas a Construção Civil é o setor com a maior redução de postos de trabalho no ano – é o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (26). Após dois anos de fortes quedas no resultado acumulado do ano – equivalente aos últimos 12 meses –, o Caged registrou o fechamento de 20.832 vagas em 2017, uma redução de 0,05% em relação ao estoque de dezembro de 2016. Segundo o Ministério do Trabalho, o saldo equivale à estabilidade do nível de emprego e confirma tendência de recuperação da formalidade no Brasil. Já na Construção Civil, os dados não são positivos, entretanto, também indicam uma recuperação da economia brasileira. O setor possui a maior redução no número de vagas de emprego em 2017 (-103.968 postos), sendo seguido pela Indústria de Transformação (-19.900). Ainda assim, houve uma melhora em relação aos últimos anos, quando a Construção registrou o fechamento de 361.874 vagas em 2016, e uma queda de 416.689 vagas em 2015. Considerando apenas o último mês de dezembro, o saldo negativo é de -52.157 postos de trabalho. Os destaques positivos de 2017 foram o Comércio (+40.087), a Agropecuária (+37.004) e os Serviços (+36.945). Clique aqui para acessar as estatísticas completas do Caged.
| | Seminário gratuito sobre inovação em saúde e segurança do trabalho
Proteger a vida e a saúde dos trabalhadores, estimular hábitos saudáveis e garantir que o ambiente de trabalho seja estimulante e seguro, além de adotar práticas que, ao promover a qualidade de vida dos empregados, fomentem também a produtividade das empresas. Estes são alguns dos desafios do setor de Saúde e Segurança na Indústria.
Para debater estratégias inovadoras e soluções para estas questões, o Sesi-ES promove na próxima segunda-feira (5), das 18h às 21h, o “Seminário de Inovação em Saúde e Segurança do Trabalho – Entendendo os Desafios do SST”. As inscrições são gratuitas.
O presidente das Associação Internacional de Promoção de Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP), Alberto José Niituma Ogata, está entre os palestrantes que vã falar sobre os temas ergonomia; prevenção da incapacidade; higiene ocupacional; longevidade e produtividade; tecnologia para saúde; fatores psicossociais; gestão em SST e economia para saúde.
Oportunidade de negócios O evento, destinado a empresários e especialistas da indústria capixaba, objetiva ampliar o acesso de empresas e trabalhadores à tecnologias e tendências avançadas em SST e promoção da saúde, além de promover projetos de inovação, parcerias e novos negócios ligados à temática.
Os temas apresentados são discutidos nos oito Centros de Inovação do Sesi, distribuídos em oito estados brasileiros, sendo que cada unidade trabalha com uma vertente diferente de Saúde e Segurança.
| | Parabéns às empresas aniversariantes de janeiro
O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de janeiro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!
Caeng - Caparaó Engenharia e Construções Garra Engenharia Impacto Engenharia RDJ Residencial Target - Engenharia de Contratos Tex Construções e Serviços Trix Engenharia Civil
| | |
|
|
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
|
(27) 3434-2050
-
8h às 12h e 13h às 17h
|
|
|
|