A primeira missão técnica internacional a ser promovida pelo Sinduscon-ES acontecerá de 27 de janeiro a 3 de fevereiro próximo. Numa iniciativa da Comissão de Obras Corporativas, o foco será a visita às obras de ampliação do Canal do Panamá.
A comitiva será composta por empresários da construção, parceiros do Sindicopes e do Sindifer. A programação da visita foi elaborada de forma que todos tenham oportunidade de interagir com empresários locais, líderes de projetos e agentes públicos, buscando integrar uma agenda técnica, social e política com outros mercados e modelos de negócios.
“Nosso objetivo é periodicamente oportunizar visitações em obras de grande porte com expressão internacional, visando propiciar ao empresário associado o fomento direto de negócios, conhecer modernos equipamentos e técnicas construtivas aplicadas, bem como conhecer os reflexos econômicos, sociais e políticos que afetam as regiões e operadores destes grandes projetos”, comenta o diretor do Sinduscon-ES, Adriano Alves, coordenador da missão técnica.
Inaugurado em 1914, o canal foi criado para conectar o oceano Atlântico ao Pacífico com o objetivo de facilitar o comércio marítimo internacional. Agora, o canal está sendo ampliado, com a construção do terceiro jogo de eclusas para receber embarcações de grande calado – os chamados supernavios.
Dentre a programação da missão técnica consta a visita às eclusas Miraflores (canal existente) e à obra de expansão. O grupo capixaba será recebido pelo administrador do Canal do Panamá e representantes das construtoras do projeto.
Também consta uma reunião com Juan Manuel, CEO do Grupo Verde-Azul, maior grupo de construção civil do Panamá. O grupo vai conhecer ainda o Casco Antíguo, bairro revitalizado, e participará de um encontro promovido pela Embaixada do Brasil com lideranças da Câmara de Comércio Panamá-Brasil.