A programação da Qualicon para esta quarta-feira está recheada de assuntos interessantes. A partir das 14h30 as atividades começam em duas salas. Em uma acontecem as palestras da Qualicon e na outra as palestras do Seminário de Obras Públicas, sendo quatro palestras em cada uma. E o encerramento do dia será feito em conjunto, às 19 horas, com um grande painel integrando todos os participantes. A Qualicon está sendo realizada no Carapina Centro de Eventos, na Serra. Informe-se www.qualicon-es.com.br.
O painel trará como palestrante o ex-prefeito de Maringá, Sílvio Magalhães Barros. Engenheiro civil especializado em Engenharia Ambiental, ele vai apresentar um case que mostra como o planejamento urbano na cidade de Maringá aliou a preservação ambiental e manteve a atração de negócios sem comprometer a qualidade de vida local.
"É claro que a omissão do poder público pode, sim, fazer com que negócios já estabelecidos busquem ambientes mais competitivos em outras cidades. Mas o principal problema é não conseguir atrair novos negócios para atender às crescentes demandas por empregos e impostos", afirma ele.
O uso da "inteligência" na gestão das cidades exige investimentos em tecnologia e inovação. "Estamos no limite da quebra de paradigmas. Desenvolver projetos e fazer as obras como sempre se fez já não será mais sinônimo de competitividade. Teremos que aprender a fazer diferente", conclui.
Palestras desta quarta-feira
Qualicon
1 - O uso do aço e sistemas metálicos na construção civil
2 - Energias alternativas fotovoltaicas
3 - Liderança inovadora
4 - Custos processuais dos acidentes de trabalho
Seminário de Obras Públicas
1 - Estudos recentes para melhoria dos parâmetros de orçamentos públicos e o impacto da administração local e central na formação de preços
2 - Formação de preço - especificações e custos adicionais
3 - Projeto de reforma da Lei de Licitações
4 - Formação de preços de obras grandes e complexas
Expo Construções
Este ano, a Qualicon acontece dentro da Expo Construções, a primeira grande feira do setor da construção no Estado que reúne 150 expositores e promete atrair 10 mil visitantes. A Expo Construções termina na sexta-feira, com a participação de expositores dos segmentos de cerâmica vermelha, vidro, plásticos (tubos e conexões), química (tinta e argamassa), cimento, gás, pedreira, rochas, esquadria, paisagismo, móveis em série e marcenaria e tecnologia de informação, reunidos em uma área de 10 mil metros quadrados.
A feira é uma iniciativa da Findes, através da Câmara Setorial da Indústria de Materiais de Construção, numa correalização do Sinduscon-ES e Sebrae-ES. Promoção e organização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere, apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e patrocínio da ArcelorMittal, Caixa, entre outros. É possível fazer o credenciamento pelo site www.expoconstrucoes.com.br. O funcionamento será das 14 às 21h, com acesso até as 20h.