LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 841 - 20.03.2025 
Sinduscon-ES divulga 44ª edição do Censo Imobiliário e pesquisa de Previsão de Lançamentos
 

A 44ª edição do Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-ES) mostra equilíbrio entre o número de imóveis lançados na Grande Vitória no segundo semestre de 2024 com o número de unidades concluídas no mesmo período.

De acordo com o levantamento, de julho a dezembro (2º semestre) de 2024 foram lançadas 2.690 unidades, sendo 2.618 residenciais e 72 comerciais. Já o número de entregas foi de 2.781, sendo 2.760 residenciais e 21 comerciais.

O município de Vila Velha segue sendo o maior canteiro de obras do Estado, concentrando 48,7% (7.255) unidades em construção, do total de 14.885, enquanto Vitória e Serra estão praticamente empatadas, com uma diferença de três unidades. Estão em construção na capital, 3.552 unidades e, na Serra, são 3.549.

A tipologia predominante apontada pela pesquisa segue sendo a de 2 quartos (8.597 unidades), seguida por 3 quartos (3.403). O Censo mostra que há 1.318 unidades de 4 quartos em construção e 1.174 unidades de 1 quarto.

Mais da metade das unidades residenciais que estão sendo construídas na Grande Vitória, 66,80% (9.680), estão enquadradas no médio e alto padrão (MAP). Já o segmento econômico (ECO) concentra 33,20% (4.812) do total de unidades.

O 44º Censo Imobiliário do Sinduscon-ES apontou que 74,3% do total de unidades em construção já foram vendidas pelas empresas. O município de Cariacica é o que apresenta o maior percentual de vendas: 87,9% das 529 unidades em construção foram vendidas.

O índice de velocidade de vendas mensal no segundo semestre foi de 7,9% no segmento econômico, enquanto no MAP foi de 6,7%. Eduardo Borges, diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, avalia que o momento é de equilíbrio e persiste a confiança no mercado imobiliário capixaba, como pode ser observado na quantidade de lançamentos.

Morar, MRV e Argo são as construtoras que têm o maior número de unidades em construção na Grande Vitória. Em termos da maior área privativa em produção, a lista traz Galwan, Nazca e Morar.

O Censo Imobiliário, realizado semestralmente pelo Sinduscon-ES, faz um levantamento dos empreendimentos em produção e com unidades à venda, com área de produção superior a 800 metros quadrados, localizados nos municípios com aglomeração urbana na Grande Vitória, ou seja, exceto Guarapari e Fundão. O 44º Censo contou com a participação de 74 empresas.

Previsões e entraves 2025
 
O Sinduscon-ES também apresenta a pesquisa de previsão de lançamentos imobiliários, edição 2025, que apura ainda os principais entraves à oferta imobiliária.

Realizada com 20 incorporadoras com expressiva quantidade de unidades em produção, a pesquisa revela que 75% delas têm previsão de lançar mais imóveis neste ano do que no ano passado. Percentual maior que o registrado em 2024, quando 60% previam aumentar lançamentos em relação ao ano anterior.

Em termos quantitativos, a previsão é de que sejam lançadas neste ano 6.951 unidades residenciais, predominando a tipologia de 2 quartos (4.448). A pesquisa também mostra que 48% podem estar enquadradas no Minha Casa, Minha Vida. Desde 2019, esse é o maior número de unidades previstas para lançamento dentro do programa.

Os lançamentos residenciais vão se concentrar mais em Vila Velha, seguido por Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari. (Fundão e Viana não apresentam previsão).

Quanto aos entraves apresentados pelos empresários, instabilidade econômica e dificuldade com mão de obra apareceram na pesquisa, junto à escassez de terrenos, PDM restritivo e burocracia.

Vice-presidente do Sinduscon-ES, Leandro Lorenzon comentou que juros e inflação deixam o mercado um pouco mais cauteloso e que é o imóvel econômico, Minha Casa Minha Vida, que deve liderar os lançamentos deste ano. 


Empresários capixabas em Dubai para conhecer porto e ferrovia
 

Grupo foi recebido por Ilson Hulle, que deixou cargo na Vports para assumir posição executiva no Porto de Abu Dhabi, da AD Ports Group.

Em uma missão empresarial organizada pelo Sinduscon-ES, um grupo de 22 empresários do setor da construção vai passar 13 dias na Ásia numa imersão tecnológica e de negócios no mercado chinês de engenharia.

A primeira parada foi em Dubai para conhecer dois importantes projetos: porto e ferrovia. O tema lembra muito o Espírito Santo, que passa por um momento de desenvolvimento do seu complexo portuário e de sua malha ferroviária.

A Etihad Rail, rede ferroviária que conecta os Emirados Árabes Unidos, está em construção e vai oferecer um serviço de trem de alta velocidade entre Abu Dhabi e Dubai. O trem poderá atingir velocidades de até 350 km/h. O serviço integrará as redes de ônibus e metrô já existentes.

Já o Porto Khalifa é o principal porto de águas profundas de Abu Dhabi e referência como terminal de contêineres. No final de 2024, com a inauguração de um novo terminal, o Khalifa tornou-se sede regional de três das cinco maiores empresas de transporte marítimo do mundo, elevando em 23% a capacidade total de contêineres do porto, alcançando quase 10 milhões de TEUs.

Sobre a visita, Leonardo Abreu, diretor de Obras Industriais e Corporativas do Sinduscon-ES, comenta: “Uma obra de engenharia fantástica e um hub logístico de dimensões continentais. A missão não é apenas uma viagem, mas uma janela estratégica para novos negócios, transferência tecnológica e expansão internacional".

De Dubai, o grupo segue para a China, onde visita a CBD-IBCTF, maior feira de construção civil do mundo. Realizada no Shanghai Hongqiao National Exhibition and Convention Center, a feira ocupará 120 mil metros quadrados e reunirá mais de 600 expositores internacionais, apresentando as mais avançadas tecnologias e tendências do setor.

Um diferencial exclusivo desta missão são as visitas técnicas a obras industriais e imobiliárias chinesas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto complexos industriais, parques tecnológicos e empreendimentos emblemáticos de Shanghai, permitindo uma imersão profunda no ecossistema de inovação da construção civil chinesa.


Inteligência de mercado no setor imobiliário capixaba é tema de evento no Sinduscon-ES
 

O Sinduscon-ES e a Órulo convidam para um evento sobre inteligência de mercado no setor imobiliário capixaba. Na ocasião será apresentada a maior plataforma de imóveis novos do Brasil, que oferece atualização automática de dados estratégicos, otimizando a tomada de decisões para incorporadoras.

A ferramenta amplia a liquidez e impulsiona vendas com dados detalhados e insights de mercado.

O FUTURO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO ESPÍRITO SANTO

Dia 26 de março, 
quarta-feira, às 17h
Auditório do Sinduscon-ES
Aberto a incorporadores e empresários do mercado imobiliário


Parabéns às empresas aniversariantes de março
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de março, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Bozi Construtora e Incorporadora
Construtora Calazans Dal Col
Construtora Dinâmica
Construtora Everest
Construtora Schmidt
Construtora Vila Real
DR Engenharia, Consultoria e Projetos
Ecovila Construtora
GS Construtora e Incorporadora
JP da Costa Construtora
JPF Engenharia
Oga Arquitetura
Opportunity Fundo de Investimento
RPM Estruturas e Montagens
Sá Cavalcante Empreendimentos
W.F Engenharia


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h