LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 824 - 17.12.2024 
Comunicado sobre o recesso de fim de ano 2024/2025
 

Mais um ano finda e chega o momento de fazermos uma pausa para recarregarmos as energias. Comunicamos que estaremos ausentes de nossas atividades a partir do dia 23 de dezembro de 2024, retornando no dia 06 de janeiro de 2025, em horário normal das 8h às 17h.


CBIC projeta crescimento de 4,1% para a construção civil em 2024, mas desafios persistem para 2025
 

O setor da construção civil deve consolidar 2024 com um crescimento de 4,1% em suas atividades. Para 2025, a expectativa é de uma desaceleração, com uma projeção inicial de expansão de 2,3%. Esses números foram destacados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (16).

De acordo com o presidente da CBIC, Renato Correa, isso demonstra que o setor avançou consideravelmente desde a pandemia, mas ainda há um espaço significativo para crescimento. Ele ressalta que estamos falando de habitação e infraestrutura no país, ...
[leia mais]


Findes lança novas marcas
 

Seguindo os conceitos e padrões definidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Findes modernizou as suas marcas – Findes, Sesi, Senai, IEL, Cindes – e algumas de suas áreas de negócios (Findeslab, Sesi Saúde e Segurança e Observatório Findes) para acompanhar o movimento da indústria no Brasil.

O presidente da Findes, Paulo Baraona, ressalta o protagonismo da Federação e suas empresas na transformação da indústria e do ambiente de negócios do Espírito Santo. “Consideramos todos os pontos na reformulação das marcas, sempre reafirmando o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento dos setores industriais”, disse.

Já o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, afirma que essas novas marcas refletem a essência da Findes. “Somos uma Federação que se conecta com a sociedade, escuta os seus anseios e transforma desafios em oportunidades. Nosso compromisso é transformar vidas por meio da indústria, promovendo o desenvolvimento sustentável e criando oportunidades que gerem valor para o Espírito Santo e para o Brasil.”

A modernização das marcas adota um design mais arredondado, com a escolha da fonte Inter como principal, transmitindo uma imagem mais dinâmica e flexível. Também será adotado a lógica do endosso de marcas em todas as comunicações, unindo a marca Findes junto às outras empresas (Sesi, Senai, IEL e Cindes).


Requisitos para demolição no canteiro de obra
 

A NR-18, no item 18.7.1 estabelece todos os requisitos a serem observados para a realização de Demolição no canteiro de obra.

Inicialmente, deve ser elaborado e implementado Plano de Demolição, sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado, contemplando os riscos ocupacionais potencialmente existentes em todas as etapas da demolição e as medidas de prevenção a serem adotadas para preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Deve ser considerado no Plano de Demolição:

a) as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água e outros;
b) as construções vizinhas à obra;
c) a remoção de materiais e entulhos;
d) as aberturas existentes no piso;
e) as áreas para a circulação de emergência;
f) a disposição dos materiais retirados;
g) a propagação e o controle de poeira;
h) o trânsito de veículos e pessoas.

A norma também dispõe ao longo do item 18.7.2, sobre escavação, fundação e desmonte de rochas, escavação com profundidade superior a 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros), escavações realizadas em encostas para evitar escorregamentos ou movimentos de grandes proporções, proteções do entorno, tubulões, e outras condições relacionadas a este item, para que todas as etapas e atividades sejam realizadas com segurança aos trabalhadores.

A NR-18 pode ser consultada clicando aqui
 


Registro de imóveis fica mais barato
 

A correção dos valores pagos pelos compradores de imóveis na hora de escriturar e registrar o bem nos cartórios do Espírito Santo foi aprovada na última quinta-feira em plenário pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Se aprovado pela Assembléia Legislativa, vai deixar os registros de imóveis mais baratos.

A tabela atual estava congelada desde 2001 e aquisições acima de RS 200 mil já pagavam o teto dos emolumentos de cartórios. Os valores do novo teto ainda não foram divulgados.

[leia mais]


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de dezembro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de dezembro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Afel Engenharia e Serviços
C.Brandão Assessoria
Concrevit Concreto Vitória
Construtora Abaurre
Elo Urbano Construtora e Incoporadora
IC Construtora
Monopoly Construtora e Incoporadora
Naturalmente Projetos e Consultoria
Ômega Desenvolvimento Imobiliário


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h