LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 822 - 10.12.2024 
Boletim de Obras Entregues
 

O Boletim de Obras Entregues, elaborado pela Comissão de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, registrou a entrega de seis empreendimentos em novembro. Parabéns à Kemp, Épura, Casamorada, iUrban, Grasselli e Barbosa Barros pelas obras entregues.

Empreendimento: Ilha de Okinawa
Realização: Kemp Empreendimentos
Bairro: Praia de Itaparica, Vila Velha
Torres: 01
Tipo: residencial
Total Unidades: 177 unidades, sendo 127 de 02 quartos e 50 de 03 quartos
Área Privativa: de 57m² a 125m²

Empreendimento: Verano Residencial Clube (fase 2)
Realização: Épura Construtora
Bairro: Residencial Coqueiral, Vila Velha
Torres: 01
Tipo: residencial
Total Unidades: 88 unidades, sendo 66 unidades de 02 quartos e 22 de 03 quartos
Área Privativa: de 50,14m² a 64,36m²

Empreendimento: Itaparica On
Realização: Casamorada Construtora
Bairro: Praia de Itaparica, Vila Velha
Torres: 01
Tipo: residencial
Total Unidades: 80 unidades, sendo 60 unidades de 02 quartos e 20 de 03
quartos
Área Privativa: de 54,29m² a 83,15m²

Empreendimento: iU03
Realização: iUrban Empreendimentos
Bairro: Jardim da Penha, Vila Velha
Torres: 01
Tipo: residencial
Total Unidades: 16 unidades, sendo 12 unidades de 02 quartos e 4 de 03 quartos
Área Privativa: de 64,03m² a 132,40m²

Empreendimento: Palazzo Milano
Realização: Grasselli Engenharia
Bairro: Bento Ferreira, Vitória
Torres: 01
Tipo: residencial
Total Unidades: 50 unidades de 03 quartos
Área Privativa: de 100,24m² a 170,17m²

Empreendimento: Bellagio
Realização: Barbosa Barros Construtora
Bairro: Itapuã, Vila Velha
Torres: 01
Tipo: residencial
Total Unidades: 44 unidades de 03 quartos
Área Privativa: de 85m² a 86m²


Relator da reforma tributária apresenta parecer em entrevista coletiva
 

O relator da regulamentação da reforma tributária, senador Eduardo Braga, apresentou nesta segunda-feira (9) o parecer sobre o projeto de lei complementar relacionado ao tema. Após quase 2 mil sugestões de emendas e 13 audiências públicas, a leitura do relatório estava prevista para ocorrer na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas foi adiada devido à falta de quórum. Após a aprovação na comissão, o projeto seguirá para apreciação no Plenário. Se aprovado, retornará à Câmara dos Deputados para nova deliberação, devido às modificações feitas.

Um dos destaques feitos pelo relator foi sobre o setor imobiliário, com alterações nos descontos das alíquotas. O senador aumentou de 40% para 50% o desconto para as operações de administração e intermediação de imóveis e serviços de construção civil. Já o desconto para operações de aluguel passou de 60% para 70%. Braga também informou que o setor havia solicitado reduções maiores, mas os cálculos indicaram que o ponto de equilíbrio seria nos patamares de 50% e 70%.

Durante a entrevista coletiva, o relator destacou que seu parecer visa proporcionar segurança jurídica, simplificação e maior equilíbrio ao texto, especialmente em relação à alíquota, que em alguns casos apresentava variações que tornavam o sistema tributário pouco inteligível. Ele também enfatizou a importância de reformas em setores como etanol e serviços de bares, restaurantes e hotelaria, com foco na justiça fiscal.

O relator mencionou a implementação do IVA Dual, que substituirá os impostos municipais, estaduais e federais por um único imposto, simplificando o sistema tributário. Essas mudanças, estudadas em conjunto com o Ministério da Fazenda, governadores e técnicos especializados, visam garantir inovação e eficiência no sistema tributário nacional. A partir de 2026, serão realizados testes nos sistemas tributários sem gerar débitos fiscais, com a introdução de novos campos nas notas fiscais eletrônicas.

Para 2027, as alíquotas de teste de 0,9% e 1% serão aplicadas, conforme a emenda constitucional, preparando o sistema para a implementação das alíquotas definitivas. O relator também destacou mudanças no comércio varejista da Zona Franca de Manaus, com isenção de CBS e crédito presumido para produtos comprados pela internet, além da unificação das legislações das áreas de livre comércio.

Braga defendeu que benefícios como bolsas de estudo, planos de saúde e transporte especial fornecidos pelas empresas não devem ser tributados, pois são formas de contrapartida social. Também considerou injusto tributar empresas que constroem creches para seus funcionários, argumentando que isso é uma ação complementar ao dever do Estado. Após discussões com o Ministério da Fazenda, essas propostas foram acatadas.

A lista de medicamentos, inicialmente com 383 itens na Câmara, foi ampliada para 486 no Senado, o que gerou discordância do relator. Ele não se considera qualificado para avaliar os itens e, após discussões com os líderes do Senado e da Câmara, foi decidido que a lista final será elaborada pelo Comitê Gestor do Ministério da Fazenda, em conjunto com o Ministério da Saúde, e enviada ao Congresso para criar uma legislação específica, com a participação de especialistas médicos.

Em relação ao PLP68, o relator explicou que a criação de um comitê gestor temporário, válido até 31 de dezembro de 2025, visa garantir o desenvolvimento de sistemas e softwares necessários para a reforma. O PLP108 deve ser aprovado e regulamentado até essa data, para que o comitê seja substituído por uma lei complementar. O projeto também inclui mudanças no enquadramento dos motoristas de transporte por aplicativo, com a tributação de 25% da receita bruta mensal.

O relator destacou, ainda, a inclusão de fraldas no regime de alíquotas diferenciadas e o tratamento fiscal mais favorável para as obras de arte brasileiras e galerias de arte nacionais. Ele ressaltou a complexidade do processo, que exigiu a apresentação de um substitutivo para acomodar mais de 700 mudanças no projeto, com 510 recomendações e 200 emendas apresentadas individualmente.

Braga expressou seu agradecimento aos senadores, parlamentares e técnicos envolvidos nas discussões e no aprimoramento do texto. Destacou que a busca por simplificação tributária, sem prejudicar setores essenciais como saúde, educação e cultura, visa promover justiça fiscal e equidade social.

O objetivo é criar um sistema tributário mais eficiente e transparente, que beneficie tanto os contribuintes quanto o desenvolvimento do país.


Já buscou seu livro 90 anos do Sinduscon Espírito Santo?
 

Para marcar a data de 90 anos do Sinduscon Espírito Santo, foi produzido um livro que conta o passado, o presente e prospecta o futuro da construção civil capixaba. Cada empresa associada tem direito ao livro 90 impresso que está disponível para retirada na sede do Sinduscon-ES. Venha buscar o seu!


Construtora do ES referência em habitação social entrega 240 casas em Minas Gerais
 

No Residencial Dom Manoel, a Ilha Construtora aplicou métodos de construção avançados, que reduzem impactos ambientais e garantem maior eficiência no uso de recursos

A Ilha Construtora e Incorporadora, empresa capixaba reconhecida por sua atuação no mercado da construção habitacional, realizou na última segunda-feira (3), a entrega do Residencial Dom Manoel, em Governador Valadares (MG).

O empreendimento, que contempla 240 unidades habitacionais em um conjunto residencial, foi celebrado em uma cerimônia que contou com a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho, ...
[leia mais]


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de dezembro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de dezembro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Afel Engenharia e Serviços
C.Brandão Assessoria
Concrevit Concreto Vitória
Construtora Abaurre
Elo Urbano Construtora e Incoporadora
IC Construtora
Monopoly Construtora e Incoporadora
Naturalmente Projetos e Consultoria
Ômega Desenvolvimento Imobiliário


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h