LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 819 - 26.11.2024 
Já buscou seu livro 90 anos do Sinduscon Espírito Santo?
 

Para marcar a data de 90 anos do Sinduscon Espírito Santo, foi produzido um livro que conta o passado, o presente e prospecta o futuro da construção civil capixaba. Cada empresa associada tem direito ao livro 90 impresso que está disponível para retirada na sede do Sinduscon-ES. Venha buscar o seu!


Minha Casa Minha Vida continua liderando vendas na Grande Vitória
 

O segmento econômico, liderado principalmente pelo programa Minha casa, Minha Vida (MCMV) fechou o terceiro trimestre de 2024 em destaque no que se refere ao índice de velocidade de vendas (IVV). O levantamento, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES), mostra que a média mensal é superior a 10%.

Em uma análise rápida, isso significa que, se não houver mais lançamentos do MCMV, a oferta do mercado primário (venda do incorporador/construtora ao cliente) estaria esgotada em 10 meses. A título de comparação, se o mercado não lançasse mais nenhum empreendimentos de médio padrão, levaria 14 meses para que todas as unidades à venda hoje acabassem. "O que também não é muito", segundo afirma o diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges.

A situação inverteu o quadro que durou da pandemia (2020) até o ano passado, onde o mercado de alto padrão e luxo prevaleceu, não só com a maioria dos lançamentos, como também na velocidade de vendas dos imóveis deste segmento, sobrepondo-se ao econômico. "Houve alta demanda por imóveis mais amplos, intensificado por um contexto de juros baixos", analisa.

Entre as justificativas apontadas para esse novo panorama, de destaque no segmento econômico, está o reajuste feito pelo governo federal no programa, em julho de 2023, que reduziu juros, aumentou o valor dos subsídios e ampliou o prazo de financiamento.

"A mudança promoveu ainda aumento do valor dos imóveis enquadrados e corte de impostos, ampliando o poder de compra da população e a margem de lucro das incorporadoras", conta.

E no Espírito Santo ainda teve o lançamento, no final do ano passado, do programa Nossa Casa por parte do governo estadual, que estende um subsídio adicional de até R$ 20 mil para aquisição de imóvel da faixa II do MCMV.

Por outro lado, a alta dos juros não interfere tanto na compra de um imóvel desse segmento, segundo Borges. " O público do segmento econômico geralmente está comprando seu primeiro imóvel e não pode aguardar. A elevação da Selic não afeta tanto o financiamento imobiliário para esse segmento, que, em geral, utiliza recursos subsidiados do MCMV, além da poupança e do FGTS", avalia.

Além do contexto de juros e subsídios, está ainda a melhoria do padrão desses empreendimentos, que têm grandes estruturas de lazer e segurança e também o aspecto de empregabilidade na construção civil. Segundo o diretor do Sinduscon-ES, a quantidade de empregados no setor, no Estado, é a maior da série histórica de quase 20 anos.

"Em que pese mudança de metodologia para esse levantamento em 2020, a fotografia atual é a maior desde então. Como o setor de construção é considerado o motor da economia, isso em conjunto com os baixos índices de desemprego em nível nacional ainda em redução, denota um contexto de economia em franca atividade, inclusive com elevação da renda familiar e, sobremaneira, da massa de rendimentos (renda familiar x pessoas empregadas)", diz.


Estudo Impacto Econômico do Setor de Obras Industriais e Corporativas no PIB Nacional será apresentado em reunião da COIC/CBIC
 

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) convida você para participar da Reunião Geral, um encontro estratégico voltado à análise dos desafios e oportunidades do setor, com foco na sustentabilidade das empresas de obras industriais e corporativas.

O evento trará a apresentação do estudo "Impacto Econômico do Setor de Obras Industriais e Corporativas no PIB Nacional", além do lançamento da 2ª edição do Guia Prático de Gestão Compartilhada, com cases de sucesso que evidenciam as boas práticas do tema na gestão de projetos.

Data: 04 de dezembro
Horário: 16h às 18h
Local: Transmissão Online via Microsoft Teams
AGENDA DO EVENTO

16h às 16h10 | Abertura
Ilso José de Oliveira, Vice-Presidente de Obras Industriais e Corporativas/CBIC

16h10 às 16h40 | Apresentação do Estudo "Impacto Econômico da Construção Industrial e Corporativa no País";
Apresentado por Carlos Correa, Sócio-Diretor da Brainmarket
 
16h40 às 17h | Lançamento da 2ª Edição do Guia Prático da Gestão Compartilhada;
Comentário e discussão dos autores sobre os cases apresentados.
 
17h às 17h15 | Report sobre Projeto COIC 2024
Apresentação dos resultados dos projetos COIC 2024.
 
17h15 às 17h30 | Calendário e Projetos COIC 2025
Apresentação do projeto e calendário COIC 2025.
 
17h30 às 18h | Palavra aberta e Encerramento
 
 


Parabéns às empresas aniversariantes de novembro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de novembro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Atlas Engenharia e Incorporações
Brasiles Construtora e Incorporadora
Construtora e Incorporada M. Santos
Construtora Spalenza
Galwan Construtora e Incorporadora
Gonzales Engenharia
Jota Ele Construções Civis
MGV Engenharia
SP Engenharia
Terravilla Engenharia
Trinity Engenharia
Valiati Pré-Moldados


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h