O presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, participou do primeiro encontro da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Urbano Sustentável (FPDUS), quarta-feira (16), em Brasília. A Frente, presidida pelo deputado federal Fernando Marangoni (UNIÃO-SP), busca ampliar o debate sobre o avanço da urbanização das cidades.
Durante o encontro, o engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, Cláudio Bernardes, realizou a palestra "Habitação e Desenvolvimento Urbano", para conceituar a relação da expansão das cidades com a indústria imobiliária. Para ele, o tema demanda atenção e carece de alguns cuidados.
Bernardes destacou o papel fundamental da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) junto aos deputados e no acompanhamento do trabalho realizado pela Frente Parlamentar. “A CBIC tem que estar atenta às questões e, nos momentos adequados e corretos, fazer com que os parlamentares atuem para atingir os avanços”, disse.
Para Bernardes, a Frente Parlamentar pode ser uma indutora de uma série de modificações legislativas para fazer com que o desenvolvimento urbano e a habitação andem juntos.
A vice-presidente de habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, presente no encontro, apontou a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e destacou as mais de 300 mil propostas de empreendimentos habitacionais recebidas. De acordo com Inês, a FPDUS terá enormes desafios.
“Os desafios são enormes. A Frente será importante como ator para o desenvolvimento do PIB e da inclusão, buscando diminuir as desigualdades vivenciadas no Brasil”, apontou Inês.