LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 724 - 08.08.2023 
CUB varia 0,32% em julho
 

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 0,32% no mês de julho. O metro quadrado do CUB médio passou para R$ 2.416,88. A variação acumulada no ano de 2023 é de 3,29% e, nos últimos 12 meses, é de 3,69%.

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES, com as informações recebidas das construtoras.

A variação em julho reflete o aumento nos custos que as construtoras tiveram com materiais que fazem parte da cesta básica do índice. Dentre os materiais, os que mais subiram no mês foram tubo de PVC-R (12,73%), tubo de ferro galvanizado (7,09%) e bacia sanitária branca com caixa acoplada (3,24%).

A variação do CUB desonerado em julho foi de 0,33%, e o valor do custo médio é de R$ 2.304,67.


HOJE: Quintas da CBIC vai debater impactos da reforma tributária na construção
 

Nesta quinta-feira (10), às 17h, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará a live Quintas da CBIC para explicar os impactos da Reforma Tributária na indústria da construção.

Agora em formato quinzenal, o debate deve esclarecer as principais dúvidas do setor sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19, que trata sobre a simplificação do sistema tributário brasileiro. A proposta foi aprovada pelos deputados e tramita no Senado Federal.

O presidente da CBIC, Renato Correia, conduzirá o encontro e receberá o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França; o presidente da Comissão de Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Ely Wertheim; o presidente do Conselho Jurídico da CBIC, Fernando Guedes; o advogado e membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP, Rodrigo Dias; o advogado do escritório Bichara Advogados, Murillo Allevato Neto; o cientista político, Leonardo Barreto; e o coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade.

 


Governo retoma Estratégia BIM BR em programas habitacionais
 

A partir de 2024, o uso de tecnologia integrada deve ser utilizada em programas governamentais de habitação, mobilidade e infraestrutura para reduzir os custos, o tempo de conclusão de obras e contribuir com a descarbonização da indústria da construção. A informação foi apontada pelo governo federal, em reunião interministerial na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na última segunda-feira (31).

A estratégia nacional de disseminação do BIM (Building Information Modelling – em português, Modelagem da Informação da Construção) já faz parte da agenda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde a assinatura do primeiro decreto sobre o tema. O texto do Decreto Nº9.377, de 17 de maio de 2018, foi assinado naquele ano pelo então presidente Michel Temer e anunciado pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços à época, Marcos Lima, durante a 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) da CBIC, realizado em Florianópolis-SC.

A metodologia utiliza ferramentas que visam melhorias nos processos de produtividade em projetos públicos ou privados, contribuindo com uma maior previsibilidade, transparência e ampliando a agenda sustentável do setor. A proposta do governo é fomentar as pautas sobre o tema e introduzir o processo em grandes construções como no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacou o diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, durante reunião interministerial.

A notícia da reestruturação do Comitê Gestor de BIM, com a publicação do decreto até outubro de 2023, foi recebida com boas expectativas e deve ser comemorada pelo setor, apontou o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Dionyzio Klavdianos. “É importante frisar que a implementação em BIM em obras públicas já é uma realidade no Brasil. Daremos continuidade nos trabalhos da COMAT e buscaremos formas de nos unir e ajudar o governo no esforço da disseminação do tema”, apontou.

Klavdianos apontou que a CBIC está em fase de ajustes sobre a nova fase do BIM e frisou o papel determinante que a entidade teve na difusão do BIM e sua assimilação pelas construtoras no seu primórdio, através da elaboração e publicação de guias, arregimentação de um quadro amplo de especialistas que viajaram por todo o Brasil divulgando a importância da inovação em sindicatos e associações de classe, aproximando-se do governo federal e ajudando na formulação da proposta de adoção da metodologia em obras públicas e na criação do BIM Fórum Brasil.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de agosto
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de agosto, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Cinco Estrelas Construtora e Incorporadora
Cobra Engenharia
Construtora Zaché
Construtora e Incorporadora Cadete e Gazzinelli
De Martin Construtora
Digien Engenharia e Construções
Espaço Arquitetura e Construções
Exata Comércio de Material de Construção e Serviços
Geaquinto Compra e Venda de Imóveis e Construtora
in-Haus Industrial e Serviços de Logística
Javé Construções e Incorporações
LM Incorporação e Construção
Uni Construtora e Incorporadora
Unidos Construtora
Vista Linda Construções


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h