Sinduscon-ES Informa
|
|
|
| Nº 707 - 01.06.2023 | IVV aponta recorde de vendas em Vitória
Vitória apresentou um recorde histórico no IVV trimestral residencial calculado pelo Sinduscon-ES, com média mensal de 13,23% de vendas em relação à oferta no primeiro trimestre. O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, avalia que, grosso modo, significa dizer que em menos de oito meses todos os imóveis novos de incorporadoras (em obras e prontos) seriam liquidados, caso não haja novos lançamentos para repor a oferta.
O IVV (Índice de Velocidade de Vendas) é uma razão entre vendas e oferta. Do lado da demanda, vale lembrar que a capital está constantemente em destaque nacional em diversos rankings. No primeiro trimestre foram registrados lançamentos de grande porte na cidade e que foram muito bem-sucedidos, elevando as vendas totais, o que, em conjunto com a baixa oferta na capital provocou o aumento do índice.
Se esse cenário de alto IVV persistir, a tendência é de elevação de preços. Isso reforça que sejam adotadas políticas de desburocratização dos processos de aprovação de edificações novas, inclusive aquelas que demandam EIV, e que se promova a revisão do plano diretor para estimular lançamentos residenciais na capital.
No contexto geral, o IVV bruto da Grande Vitória foi de 7,13% no primeiro trimestre do ano (para imóvel de médio e alto padrão) e 8,50% para padrão econômico.
Vila Velha apresenou um índice de vendas de 5,17% para médio e alto padrão. Menor, se comparado ao primeiro trimestre de 2022 (que foi 8,40%) e o de 2021 (7,80%). No padrão econômico, foi 7,73%, maior que o registrado no primeiro trimestre de 2022, quando o IVV foi de 4,76%.
Na Serra, o índice de velocidade de vendas de imóveis no padrão econômico foi de 7,50%, inferior ao registrado no primeiro trimestre de 2022 (8,73%).
Clique aqui e confira os dados.
| | Bate-papo tecnológico sobre sistemas ICF e EIFS
O Sinduscon-ES promove no dia 6 de junho um bate-papo tecnológico para troca de informações sobre o uso dos sistemas ICF e EIFS. Na ocasião, as empresas Cadete e Gazzinelli, Ideally e Fortes Mares vão apresentar suas experiências com a utilização dos sistemas em suas obras.
Esses sistemas são tecnologias construtivas á base de EPS (isopor). Esse bate-papo tecnológico é exclusivo para construtoras associadas ao Sinduscon-ES. O encontro acontece às 9 horas, na sede do Sindicato.
Para confirmar sua participação entre contato através do telefone 3434-2050 ou e-mail materiais@sinduscon-es.com.br , com Ana Luiza Neves Carlos.
| | Encontro com o deputado estadual Mazinho dos Anjos
O Sinduscon Recebe o deputado estadual do PSDB, Mazinho dos Anjos, presidente da recém-lançada Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria e Turismo no Espírito Santo.
Esse trabalho busca revisar e reduzir as legislações específicas, trazendo benefícios para o setor produtivo e fortalecendo a segurança jurídica para empreendedores. O encontro será no dia 13 de junho, terça-feira, às 11 horas. Pedimos para confirmar presença no telefone 3434-2050 ou pelo email secretaria@sinduscon-es.com.br Programação Data: 13 de junho, 11 horas Local: Sinduscon-ES 11h - Abertura 11h10 – Apresentação deputado Mazinho dos Anjos 11h45 – Debate com associados 12h – Encerramento
| | IGP-M apresenta queda de 1,84% em maio
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M)1 caiu 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula taxa de -2,58% no ano e de -4,47% em 12 meses. Em maio de 2022, o i"ndice havia subido 0,52% e acumulava alta de 10,72% em 12 meses.
“A deflação registrada no índice ao produtor (-2,72%), a maior de sua série história, foi influenciada pela redução dos preços de cinco grandes commodities, que juntas, respondem por aproximadamente 1/4 do peso total do IPA. Entre essas, vale citar o comportamento dos precços do minério de ferro (de -4,41% para -13,26%) e da soja (de -9,34% para -9,40%)”, afirma André Braz, Coordenador dos I"ndices de Prec¸os.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,48% em maio. Em abril, o índice variara 0,46%. Seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo alimentação, cuja taxa de variação passou de 0,36%, para 0,79%. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item hortaliças e legumes, cujo preço variou -0,68%, ante 6,32% na edição anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,40% em maio, ante 0,23% em abril. Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem de abril para maio: Materiais e Equipamentos (0,14% para -0,06%), Serviços (0,65% para 0,64%) e Mao de Obra (0,23% para 0,75%).
| | 96º ENIC: mais de 30 horas de conteúdo disponível no YouTube
O 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), está com todo o conteúdo disponível no canal oficial da CBIC no YouTube. Com cerca de 50 painéis e mais de 30 horas de conteúdo, o evento reuniu especialistas e autoridades em temas de interesse do setor.
O ENIC reúne, há 96 edições, os principais players da cadeia construtiva. O conteúdo tratado no Encontro pauta os próximos passos do setor em uma experiência que inclui realização de negócios, troca de experiências, oficinas, palestras e networking. Em 2023, o ENIC levou conteúdo e uniu forças à FEICON, feira referência para os profissionais do mercado de construção e arquitetura do Brasil e da América Latina.
Os mais de 50 painéis abordaram uma ampla gama de assuntos, como inovação tecnológica, sustentabilidade, infraestrutura, financiamento, gestão e mercado imobiliário. Os participantes puderam assistir a palestras proferidas por especialistas, autoridades e líderes de opinião, que compartilharam suas experiências e visões sobre o futuro do setor.
Para acessar o conteúdo do 96º ENIC, basta clicar aqui ou visitar o canal da CBIC no YouTube e explorar a lista de vídeos disponíveis.
97º ENIC
A próxima edição do ENIC – Política e Estratégia já está confirmada para dezembro deste ano e acontecerá em Brasília. Durante o encontro, serão apresentadas aos poderes Executivo e Legislativo as propostas do setor para garantir o crescimento socioeconômico, geração de emprego e o desenvolvimento sustentável.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui ou acessando o site do 97º ENIC.
| | |
|
|
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
|
(27) 3434-2050
-
8h às 12h e 13h às 17h
|
|
|
|