LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 551 - 13.07.2021 
Comissão de Obras Públicas se reúne hoje, às 14h
 

Nova Lei de Licitações e reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos são os assuntos da pauta da reunião da Comissão de Obras Públicas do Sinduscon-ES, que acontece hoje, quinta-feira, com início às 14h.

É de extrema importância a participação de todas as empresas/empreiteiras que atuam junto ao DER-ES.

Diante da relevância do tema a ser tratado, a reunião será realizada de forma presencial, respeitando-se todos os protocolos de higiene e distanciamento para prevenção à Covid-19, com número máximo de participantes limitado a 30 pessoas.

Para a devida organização da reunião e delimitação de participantes, todos que desejarem participar devem confirmar presença através do e-mail infraestrutura@sinduscon-es.com.br.


Importação de aço
 

Com os altos preços do aço no mercado nacional, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) mobilizou o setor para uma importação conjunta através da CooperconSC. Na sexta-feira chegou ao país o primeiro carregamento, com 20 mil toneladas. Foram 137 empresas de oito estados brasileiros que se reuniram para trazer o navio completo com importação de aço da Turquia por meio da entidade.O custo fica em torno de 20% abaixo do praticado no mercado nacional.

O Sinduscon-Es está vendo a possibilidade do ingresso de empresas capixabas nesse movimento.

Até o momento, 21 empresas associadas demonstraram interesse. Informações sobre esse assunto podem ser obtidas com o gerente técnico do Sinduscon-ES, Nemézio Andrade ( 27 99941-7599).


Seminário do Sinapi reforça uso do sistema como referência
 

O Seminário de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) reforçou aos empresários e profissionais do setor da construção da região Noroeste, do Paraná, que o Sinapi deve ser utilizado como referência e não como tabela. O evento online aconteceu na quarta-feira (07/07), com a participação do engenheiro e consultor Sinapi da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Geraldo de Paula Eduardo, e mediação do vice-presidente da CBIC e diretor de Obras Públicas do Sinduscon Paraná Noroeste, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho.

A primeira apresentação, sobre a Visão Empresarial do Sinapi, foi realizada por Álvaro Andrade Vasconcellos, da Múltipla Engenharia. O empresário apresentou a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados.

“Um orçamento bem elaborado contribuirá para o sucesso do empreendimento atingindo o resultado desejado, promovendo resultado, qualidade, previsibilidade e proporcionando a continuidade do empreendimento. Além disso, traz controle de desempenho e políticas operacionais”, afirmou.

Álvaro também destaca que as cartilhas do Sinapi são compostas por metodologias e conceitos; cálculos e parâmetros; ficha de especificações técnicas de insumos e caderno de composições. “Todos os itens formam o sistema de referência, não uma tabela. Quando você usa as composições do Sinapi, você está tendo uma referência para seu orçamento”, salientou.

De acordo com o empresário, o sistema é utilizado em todos os empreendimentos que envolvem recursos do Orçamento Geral da União (OGU), além de diversos órgãos, empresas públicas e empresas privadas. “Empresas privadas e incorporadoras já tomam como referência o Sinapi, mas são referências, não o orçamento da empresa”, finalizou.

A segunda palestra foi feita por representantes da Caixa, administradora do Sinapi. O gerente Executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, e a coordenadora do Sinapi/Caixa, Iris Luna Macedo.

Segundo o gerente Executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, o Sinapi é um sistema de referência com composições e insumos nacionais desenvolvidos a partir de definições técnicas de Engenharia da Caixa Econômica Federal, com os preços pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 27 estados.

“O Sinapi tem hoje o objetivo de oferecer referências para a elaboração de orçamentos. Outra questão importante a ser colocada é que o Sinapi não tem BDI (Bonificação e Despesas Indiretas). Além disso, o Sinapi traz os encargos sociais, que são somados aos preços que o IBGE obtém para mão de obra”, afirmou Mauro Fernando Martins.

Já a coordenadora do Sinapi/Caixa, Iris Luna Macedo, fez uma apresentação sobre a documentação técnica como cadernos, fichas e catálogo de referências. “São documentos fundamentais para o uso adequado das composições do Sinapi, porque neles os usuários conhecem o detalhamento delas”, afirmou.

Também participaram do debate:

Geraldo de Paula Eduardo, consultor CBIC/Sinapi
Rogério Yabiku, presidente do Sinduscon Paraná Noroeste
Veja as apresentações do evento:

Sinapi – Sistema de Referência – Caixa

Sinapi – Sinduscon-PR Noroeste

Assista ao evento na íntegra pelo YouTube.

O Seminário de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 


Variação do INCC no 1º semestre corresponde a maior alta dos últimos 26 anos
 

O setor da construção civil segue registrando incremento acentuado em seus custos. Segundo a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, há exatamente um ano, os custos com materiais vêm apresentando variações elevadas, com impacto direto no orçamento das empresas.

No mês de junho deste ano, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aumentou 2,16%. Neste mês, o custo com material e equipamentos cresceu 1,84% e o custo com a mão de obra registrou alta de 2,69%.

No acumulado do primeiro semestre de 2021 foi observado um incremento de 9,73% no INCC, o que correspondeu a maior variação para o período nos últimos 26 anos. A maior alta, anterior a esta, foi registrada em 1995 (25,22%). “Nos últimos 12 meses, encerrados em junho de 2021, o aumento observado no referido custo setorial foi de inacreditáveis 17,36%”, disse Ieda Vasconcelos.

Ainda em junho, o custo com materiais e equipamentos aumentou 1,84%, o que correspondeu a 12ª alta expressiva consecutiva. Desde julho de 2020, a alta dos materiais de construção vêm pressionando o setor, com reflexo direto no seu nível de atividades, de acordo com a economista da CBIC.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, os aumentos dos materiais são prejudiciais para o segmento. “Os aumentos continuam, empregos são perdidos e não vemos movimento do governo para melhorar o abastecimento no mercado de produtos para a construção”, afirmou.

A economista da CBIC diz que a Construção segue enfrentando o desafio de superar este problema. “Num momento em que o país busca acelerar o ritmo de suas atividades, a Construção segue enfrentando o desafio de superar a elevação acentuada de seus custos. Esses aumentos podem comprometer o ciclo da sua retomada, pois as construtoras não conseguem absorver altas tão expressivas. Sempre é bom destacar que as atividades do setor são essenciais para que o Brasil possa consolidar o seu desenvolvimento econômico e social”, disse.


Encontro nacional de SST na construção será nos dias 21 e 22 de julho
 

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e o Sesi Nacional realizarão de forma online, nos dias 21 e 22 de julho, o 6º Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na Indústria da Construção. Na ocasião, será lançada a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – Canpat Construção 2021, com o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um Valor para a Construção e para o Brasil”. 

Confira a programação completa.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de julho
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de julho, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Barbosa Barros Construtora e Incorporadora
Chamon Empreendimentos Imobiliários
Cienco Engenharia e Construções
Forte Prestação de Serviços
EBS Engenharia
Lafarge-Holcim Brasil
Ilha Empreendimentos e Serviços
Martinelli Pavimentos Especiais
Metron Engenharia
Mivita Construtora e Incorporadora
Nazca Advisors
Pinheiro de Sá Engenharia
Pretti Arquitetura e Engenharia


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h