LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 543 - 15.06.2021 
Reequilíbrio de contratos
 

A Comissão de Obras Públicas do Sinduscon-ES está reunida na tarde desta terça-feira (15) com o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, para tratar do reequilíbrio dos contratos de obras públicas frente aos crescentes aumentos de insumos da construção.

A reunião acontece no auditório do Sinduscon-ES seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, recomendados pelas autoridades de saúde.

Aumento nos preços

Pressionado pelas fortes elevações nos preços dos insumos, o aumento no custo da construção não dá trégua. Em maio, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado e divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), aumentou 2,22%.

Pelo 11º mês consecutivo, o custo com materiais e equipamentos apresentou crescimento expressivo: 2,81%. De janeiro a maio deste ano o aumento foi de 14,09%, o maior para o período desde o início da divulgação da sua série histórica (1996).

“Em 12 meses o aumento foi de inacreditáveis 32,81%, ou seja, mais um recorde para o incremento nos custos com insumos do setor na avaliação em 12 meses”, ”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Efeito do forte aumento de custos sobre o setor

“Particularmente nas obras públicas, caso não aconteça um reequilíbrio econômico nos contratos, projetos já iniciados poderão ser inviabilizados”, alerta Paulo Baraona, presidente do Sinduscon-ES.

Isso porque os aumentos, na proporção que estão acontecendo, eram impossíveis de serem previstos. “As construtoras não conseguem mais absorver altas tão expressivas”, afirma.

Segundo a economista, no mercado imobiliário os lançamentos de novas unidades podem ser adiados em função da incerteza em relação ao futuro.

“A falta de previsibilidade para a solução desse problema, que completará um ano no próximo mês, prejudica não somente a construção, mas a economia nacional como um todo. Num momento onde o desemprego alcança patamares recordes, o setor poderia estar contribuindo muito mais para incrementar as atividades do País”, diz a economista.


Projeto Jornada Digital 100% gratuito
 

Fruto de uma parceria entre a Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), FGV, Copin e Ideies o Projeto Jornada Digital visa oferecer um planejamento estratégico para processo de transformação digital das micro e pequenas empresas mostrando como e por onde as MPEs podem começar sua jornada de transformação digital.

A ABDI e a FGV vão iniciar agora no mês de junho a etapa do projeto Piloto, em que as empresas participantes receberão um planejamento estratégico para condução de sua transformação digital e um conjunto completo de ferramentas e orientações para auxiliá-las nesse processo. A participação é 100% gratuita, sendo exigidos apenas o seu compromisso e engajamento nas atividades, que serão realizadas on-line.

Caso tenha interesse em participar do projeto piloto, acesse o link abaixo e inscreva-se. Após a inscrição a ABDI entrará em contato para explicar os próximos passos


Atividade econômica do Espírito Santo cresce 1,1% no primeiro trimestre de 2021, puxada pela construção civil
 

O 1º trimestre de 2021 se caracterizou, em grande parte, por uma maior flexibilização das medidas de combate à pandemia da Covid-19 junto à adoção de protocolos de segurança e pelo início da vacinação contra a Covid-19. A partir da segunda quinzena de março, com o agravamento da pandemia em todo o país, houve o endurecimento das restrições, cujos impactos não se mostraram expressivos no trimestre.

No Espírito Santo, a ampliação de restrições da atividade econômica foi implementada a partir de 18 de março e intensificada entre os dias 28 de março e 4 de abril de 2021. Apesar disso, possíveis impactos não se mostraram expressivos no 1º ...
[leia mais]


Tecnologia e sustentabilidade: Como transformar seu imóvel em uma casa inteligente
 

Live do Talk Imóveis de A Gazeta reúne especialistas do mercado para falar sobre tendências de automação residencial, iniciativas sustentáveis e quanto custa fazer esses tipos de investimentos nos imóveis. O encontro acontece nesta quarta-feira, dia 16 de junho, às 16 horas. O encontro reúne o diretor executivo da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), José Roberto Muratori, o arquiteto e diretor do Sinduscon-ES, Luiz Claudio Mazzini Gomes, e o especialista em Segurança da Informação Gilberto Sudré.

TALK IMÓVEIS A GAZETA

16/06 (quarta-feira), às 16h na página agazeta.com.br/imoveis

 


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de junho
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de junho, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Brascontec Engenharia e Tecnologia
CBL Desenvolvimento Urbano
CG Construtora e Incorporadora
CiaBrasil Engenharia
Cristal Empreendimentos Imobiliários
Grand Construtora e Incorporadora
Ipê Construções e Serviços

Lorenge S.A. Participações
Matricial Engenharia e Construções
Morar Construtora e Incorporadora
MRV Engenharia
Proeng Construtora e Incorporadora


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h