LOGIN
Empresários capixabas vão à Ásia para intercâmbio tecnológico
 
28.03.2025   ES Brasil
Notícia - Imprensa

Em uma missão empresarial organizada pelo Sindicato da Construção Civil, o Sinduscon-ES, um grupo de 22 empresários do setor da construção está há 12 dias na Ásia numa imersão tecnológica e de negócios no mercado chinês de engenharia.

A primeira parada foi nos Emirados Árabes Unidos para conhecer dois importantes projetos: um porto e uma ferrovia. O tema lembra o Espírito Santo, que passa por um momento de desenvolvimento do seu complexo portuário e de sua malha ferroviária.

A Etihad Rail, rede ferroviária que conecta os Emirados Árabes Unidos, está em construção e vai oferecer um serviço de trem de alta velocidade entre Abu Dhabi e Dubai.

Já o Porto Khalifa, onde foram recebidos pelo capixaba Ilson Hulle, que deixou cargo na Vports para assumir posição executiva na AD Ports Group, é o principal porto de águas profundas de Abu Dhabi e referência como terminal de contêineres.

Sobre a visita, Leonardo Abreu, diretor de Obras Industriais e Corporativas do Sinduscon-ES, comenta: “Uma obra de engenharia fantástica e um hub logístico de dimensões continentais. A missão não é apenas uma viagem, mas uma janela estratégica para novos negócios, transferência tecnológica e expansão internacional".

Cidade inteligente

Na China, o grupo teve oportunidade de conhecer o projeto Tuanjie Lake, uma cidade empresarial inteligente que vai ocupar uma área de 1 milhão de metros quadrados, sendo 490 mil metros quadrados de área construída.

“O que mais me chamou a atenção no projeto é que, apesar de ser empresarial, é uma cidade com muito verde e muitos lagos”, comentou o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, que estava acompanhado pelo presidente da Federação das Indústrias (Findes), Paulo Baraona.

Outro detalhe é o processo de industrialização da construção: 90% da obra são materiais feitos fora do canteiro (offsite) e, na montagem, 10% são materiais produzidos dentro da obra. A obra começou em agosto de 2022 e será entregue em agosto de 2025. Trata-se de uma PPP (parceria público-privada), onde o governo entra com 10% dos recursos e 90% vêm do setor privado.

Na China, o grupo também visitou a maior feira de construção do mundo. Realizada no Shanghai Hongqiao National Exhibition and Convention Center, a CBD-IBCTF ocupou 120 mil metros quadrados e reuniu 500 expositores, apresentando novas tecnologias e tendências do setor.

Os empresários também tiveram oportunidade de conhecer a sede da CISDI Engineering Co, localizada em Chongqing. Com mais de 20 subsidiárias ao redor do mundo e cerca de 4 mil funcionários, a empresa tem um centro próprio de pesquisa para desenvolver tecnologia, se destacando no fornecimento de soluções totais e na fabricação de equipamentos essenciais e gerenciamento de operações.

De acordo com o presidente do Sinduscon-ES, esse intercâmbio abre caminho para tornar o processo construtivo no Espírito Santo mais industrializado, usando novas tecnologias até mesmo como alternativa para a escassez de mão de obra.

A missão empresarial do Sinduscon-ES se encerra na segunda-feira, dia 31 de março.

https://esbrasil.com.br/empresarios-capixabas-vao-a-asia-para-intercambio-tecnologico/




Compartilhar:


 + notícias
 
Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h