Vila Velha é o município onde mais se constroem novos imóveis no Estado. A cidade tem recebido uma série de novos negócios, incluindo mais um "atacarejo", além de investimento no saneamento básico em 2025.
Os negócios no município estão entre os assuntos a serem discutidos hoje no 24º Café Empresarial Assevila, realizado pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) no Shopping Praia da Costa.
As regiões de Jockey de Itaparica, Vale Encantado e Barra do Jucu são as que mais vão receber novos condomínios nos próximos anos. A cidade, que recebeu 48% do total de unidades do Estado ano passado, tem a previsão de lançar mais 2.679 apartamentos em 2025 - 38% do total na Grande Vitória.
"A Praia de Itaparica ainda deve aumentar a população em 50%, com o Jockey também recebendo vários moradores. Já na região de Vale Encantado, serão os condomínios horizontais, de casas e lotes, para as classes média e alta", diz o diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges.
Os novos moradores têm atraído investimentos nos setores do comércio e serviços, segundo o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. "A construção civil segue aquecida e temos no nosso projeto de longo prazo fomentar os setores atacadistas e logístico", diz.
Já o novo "atacarejo" será na Barra do Jucu e abrirá as portas no segundo semestre deste ano. É o Sempre Tem, do Grupo Carone, que passa pelas últimas etapas antes do início das operações. Quando começar a funcionar, serão 400 empregos diretos e indiretos.
O diretor do Grupo Carone, Wilian Carone Júnior, disse que escolheu a região devido ao crescimento no número de habitantes e ao atrativo industrial. "É a região que mais cresce, com investimentos em infraestrutura como as rodovias ES-388 e ES-477, além da ponte do Rio Jucu, ligando ao porto."
A cidade ainda vive um "boom" no turismo, segundo o presidente da Assevila, Thomaz Tommasi.
No setor da infraestrutura urbana, cinco bairros da cidade vão ganhar 6 mil novas ligações de esgoto que vão beneficiar 15 mil moradores neste ano. O projeto será apresentado durante o evento.
"Serão 130 mil beneficiados em sete anos, com 50 mil novas ligações de esgoto e 46 estações de tratamento desses resíduos", conta o diretor executivo da Aegea Saneamento, Valdir Júnior.
O investimento é importante para o crescimento habitacional, um dos pontos principais do desenvolvimento do município.