A indústria da construção apresentou excelentes resultados em agosto e segue registrando desempenho cada vez mais favorável após a forte redução da atividade em abril, segundo dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Na visão dos empresários, o nível de atividade subiu e já superou o patamar pré-pandemia. O índice registrou 51,4 pontos em agosto, alta de 3,3 pontos frente a julho. O índice é o maior desde junho de 2011, o que revela melhora significativa do nível e atividade na comparação com o mês anterior.
O indicador de emprego também mostra que o setor continua se recuperando da queda registrada em abril. O índice de evolução do número de empregados aumentou 2,7 pontos, para 49,5 pontos, e está praticamente sobre a linha divisória de 50 pontos.
Aumenta a confiança do empresário
Com isso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-Construção) cresceu pelo quinto mês consecutivo, superando, inclusive, a média histórica. No mês, a alta foi de 2,7 pontos no mês, atingindo 56,7 pontos.
O sentimento de confiança está maior e mais disseminado entre os empresários. Os indicadores de expectativas de investimentos também cresceram. “A medida que os indicadores mais positivos da economia são divulgados, os empresários ficam mais otimistas”, afirma a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 14 de setembro junto a 449 empresas do setor da construção, sendo 159 de pequeno porte, 197 de médio porte e 93 de grande porte.