O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) teve os seus 85 anos celebrados na noite desta quarta-feira (4) em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa. O Plenário Dirceu Cardoso recebeu empresários, engenheiros e outros profissionais que contribuíram para a história da construção civil capixaba.
Promotor da solenidade, o deputado Doutor Hércules (MDB) abriu os trabalhos ressaltando a importância do segmento para economia capixaba. “Gerou mais de 37 mil empregos formais em 2019. Responde por cerca de 5% do PIB estadual. (...) Assim, fica claro como é um setor importante para o Estado”, destacou.
Ele aproveitou a oportunidade para fazer uma defesa de sua iniciativa que estabeleceu o atestado médico digital. “Temos uma enormidade de atestados adulterados. Às vezes o médico coloca o número 1, alguém puxa uma perna e faz um 0 para formar um 10. O digital é à prova de falsificação. Das 100 mil declarações entregues todo mês no Estado cerca de 30 mil são falsificadas ou adulteradas. É um prejuízo anual de cerca de R$ 20 milhões para as empresas”, frisou.
Paulo Baraona, presidente do Sinduscon-ES, recordou que o sindicato foi criado em 1934, quando o desenvolvimento urbano dava seus primeiros passos em Vitória. Ele ainda salientou que o setor chegou a empregar 65 mil pessoas em 2012. “Para cada emprego direto outros cinco indiretos são criados pera imensa cadeia produtiva”, disse.
Segundo o presidente, um dos principais gargalos para a construção civil e para os demais segmentos produtivos é a insegurança jurídica. “Precisamos de leis mais claras para evitar interpretações pessoais e também de transparência para melhorar o ambiente de negócios”, reforçou.
Já o vice-presidente do sindicato, Aristóteles Passos Costa Neto, lembrou que a história do Sinduscon foi construída a várias mãos. “Passaram diversas gestões e administrações, que edificaram um sindicato forte, que representa o setor com dignidade e perseverança. Estamos honrados pela homenagem que recebemos”, salientou.
Em seguida Hércules entregou a Comenda Domingos Martins no grau de oficial para o presidente e o vice-presidente do Sinduscon. Posteriormente, recebeu dos homenageados um livro que conta a trajetória dos 85 anos do sindicato.
Além dos citados, fizeram parte da mesa o representante da Polícia Militar tenente-coronel Márcio Arantes, a presidente do Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive), Tereza Puppim, o diretor de Mercado Anunciante da Rede Gazeta, Márcio Chagas, o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Márcio Passos, e o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), Raphael Trés. Com informações da Assessoria da Ales.
Veja a lista dos homenageados com certificados
Edson Haje Silva
Geraldo Sperandio
José Luís Galvêas Loureiro
Luiz Carlos Menezes
Marcos Benezath Abaurre
Nei Aurélio Puppim
Pedro Henrique Puppim