A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira (05/06) que vai cortar juros no crédito imobiliário e renegociar financiamento habitacional em atraso, em mutirão que inclui imóveis do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A medida passa a vigorar a partir do próximo dia 10 de junho (segunda-feira).
“A redução de juros por menor que seja pode ser um bom início para retomada do setor, que aguardamos detalhes sobre as novas regras (que usam o IPCA como indexador)”, avalia o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, se referindo à nova modalidade de crédito que será detalhada nos próximos dias, na qual os juros serão atrelados ao IPCA (índice oficial de preços), e não à TR, como ocorre hoje.
A ideia, segundo o presidente da instituição, Pedro Guimarães, é facilitar a venda dessa carteira de crédito pela securitização desses empréstimos. Com um indexador como o IPCA, os bancos podem fazer o hedge (proteção) comprando títulos públicos atrelados ao IPCA.
SBPE - Novas Condições e Taxas de Juros
A PARTIR DE 10 JUN 19 as operações com recursos do SBPE estarão com novas condições!!!
Residencial:
?Taxa promocional até 31 JUL 2019 para operações com contratação da Conta Integrada + Débito em Conta dos Encargos do Financiamento, de 8,75% para 8,50% a.a;
?Redução da taxa balcão de 10,25% no SFH e 11,00% no SFI para 9,75% a.a.;
?Equiparamos as taxas de juros residencial do SFI com as do SFH;
?Inclusão da modalidade Reforma e/ou Ampliação Residencial no SFH para operações com recursos SBPE.
Comercial:
?Redução de todas as taxas de juros;
?Inclusão da Taxa de juros reduzidas para o cliente que opte pelo pacote Conta Integrada + Conta Salário + Débito em Conta.
Aumento da quota máxima:
?De 80% para até 90% nas operações de financiamento de imóveis residenciais oriundos de empreendimento financiado pela CAIXA;
?De 50% para até 80% no financiamento de imóvel comercial novo, SAC;
?De 40% para até 70% no financiamento de imóvel comercial usado, SAC.