A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou em São Paulo, a dirigentes e empresários do setor, a próxima edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado no Rio de Janeiro em maio de 2019. Café da manhã na sede do Secovi-SP foi prestigiado também por parceiros e potenciais patrocinadores, que conheceram o novo formato do evento em primeira mão. Promovido pela CBIC, o 91º Enic será realizado pelo Sinduscon-Rio e palco da celebração do centenário da entidade. “Estamos buscando aglutinar o setor e trabalhando para que ocupe o seu lugar na economia e na vida da sociedade. O mundo muda, as pessoas mudam e nós também precisamos mudar”, afirmou José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Queremos um entrosamento maior entre toda a cadeia produtiva da construção. E estamos trabalhando para aproximar mais as pessoas”, frisou.
“O Enic é um evento muito importante. Em 2019, já teremos os novos governantes e uma perspectiva de como será o futuro do país”, disse Roberto Kauffmann, presidente do Sinduscon-Rio. Segundo ele, a construção civil tem grande contribuição a dar na recuperação da economia nacional e, especialmente, do Rio de Janeiro. “O Enic é o grande evento. É importante unir a todos para fortalecer cada vez mais o setor”, disse Flávio Amary, presidente do Secovi-SP.
“O Enic foi uma grande surpresa pra mim, um divisor de águas na minha carreira”, comentou Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon, que proferiu uma das palestras mais disputadas da 90ª edição, realizada em maio desse ano na cidade de Florianópolis, “O País está pronto para voar. O setor, unido, tem tudo para participar dessa retomada”, afirmou, destacando que a construtora acaba de fazer três lançamentos. À frente de uma construtora ancorada em inovação, o executivo apresentou tendências que mudarão a construção civil no médio prazo. “Trabalhamos para prever e atender demandas, não empurrar produtos”, avisou. “No Enic do ano que vem vamos divulgar uma disrupção ainda maior”.
Segundo ele, o imóvel está evoluindo para algo que não é nem o hotel nem o apartamento tradicionais, mas unidades de serviço que atenderão consumidores cada vez mais interessados em conforto e mobilidade, mas não necessariamente na posse de um imóvel. “A mobilidade, cada vez mais, pautará a moradia. As pessoas tendem a morar perto do que precisam”, sinalizou Alexandre. A Vitacon, comentou, já avança na ampliação da oferta de serviços: empreendimentos da construtora já têm escolas integradas, por exemplo, para garantir atividades para crianças no horário extracurricular. “Já estamos pensando em serviços para pet”, avisou, destacando que o cuidado com animais de estimação é uma preocupação de muitas pessoas.
O novo formato do Enic manterá sua tradição e diferencial, oferecendo debate qualificado sobre temas de interesse do setor e agregará novos formatos de interação para a disseminação de conhecimento e estímulo ao relacionamento. Entre as inovações, foram introduzidas rodadas de negócios e um congresso técnico de engenharia entre outras oportunidades. Também será ampliada a oferta de vistas técnicas guiadas, trazendo casos reais de boas práticas construtivas e outras referências. O 91º Enic será sediado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.