|
A ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, mais conhecida como Norma de Desempenho, aprovada em 2013, estabeleceu regras importantes para a concepção de produtos imobiliários. Desde então, as construtoras e incorporadoras têm implantado diretrizes internas para cumprir as obrigações estabelecidas pela Norma.
Como reconhecimento disso, no ano passado, o Prêmio Master Imobiliário, criado pela Fiabci-Brasil e Secovi-SP, estabeleceu uma categoria para premiar o empreendimento modelo de aplicação da Norma de Desempenho. A Tarjab Incorporadora foi a premiada com o Edifício Soberano, localizado em São Paulo.
De acordo com a justificativa do júri, a companhia atendeu 232 normas referenciadas e 281 critérios solicitados pela norma, apresentando um produto com alta qualidade para o consumidor final.
Esse case do Edifício Soberano será apresentado na Qualicon, que acontece de 7 a 9 de agosto, no Centro de Eventos de Carapina, junto com a Expo Construções.
A apresentação será feita pelo diretor técnico da Tarjab, Sérgio Domingues, no dia 8 de agosto, às 15h30. As inscrições para a Qualicon estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Sérgio Domingues conta que a maior dificuldade para começar a trabalhar com a Norma foi a inserção desse novo modelo para os projetistas. “Esse é um grande elo da cadeia que é quem está concebendo o empreendimento hoje. Um dado numérico: 83% de todas as evidências que têm que ser cumpridas pela Norma de Desempenho passam pelo projeto. Houve um desafio de aculturamento deles terem que evidenciar no projeto porque não tinha essa cultura arraigada. Foi um grande trabalho de aprendizado”, ressalta.
Ficha Técnica do Empreendimento Nome: Edifício Soberano Incorporadora: Tarjab Incorporadora Localização: São Paulo (SP) Endereço:rRua José Vicente de Azevedo, 442 – Vila Mariana Área do terreno: 3.845,20 m² Área total construída: 19.708,96 m² Apresentação do empreendimento: o Edifício Soberano é um residencial com torre única ganhador do Prêmio Master Imobiliário 2017 como melhor modelo de aplicação da Norma de Desempenho (NBR 15.575). Projetado para atender a demanda do mercado de alto padrão, são 23 pavimentos com 78 unidades de apartamentos de 102,61 m² até 300 m². Há também três subsolos e área de lazer completa com: brinquedoteca, playground, salão de festas, sala de ginástica, espaço gourmet, praças de convivência, salão de jogos, salão de estudos, piscina, quadra esportiva e sala de massagem Fundação: estaca hélice contínua Estrutura: estrutura reticulada de concreto armado Conclusão da obra: setembro de 2019
|
|